Mato Grosso, Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024     
Novo Portal
Conselho Estadual de Educação renova recredenciamento da Unemat por unanimidade
A instituição recebeu o prazo máximo estabelecido pela legislação, cinco anos
Conselho Estadual de Educação renova recredenciamento da Unemat por unanimidade
09/03/2005 10:50:50
por Coordenadoria de Comunicação Social
Taisir Karim( Unemat) Flávia Nogueira ( Secitec), Regina Lúcia ( CEE-MT)
Taisir Karim( Unemat) Flávia Nogueira ( Secitec), Regina Lúcia ( CEE-MT)

A Câmara de Ensino Superior do Conselho Estadual de Educação, reunida ordinariamente no último dia 7, em Cáceres, reconheceu por unanimidade a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), como estando apta para ofertar o ensino de terceiro grau na sua área de abrangência pelo período de cinco anos consecutivos.

O processo de cento e cinqüenta páginas que justificou ao Conselho o pedido de renovação do recredenciamento foi analisado por uma equipe de três relatores, que após vistoriarem as instalações e os programas curriculares de todos os cursos ofertados, fizerem algumas recomendações e avaliaram a aceitação do pleito aos sete membros titulares da Câmara de Ensino Superior.

Entre as recomendações feitas no processo e que já haviam sido atendidas, está à aquisição das instalações que abrigam o Campus Universitário de Alto Araguaia e a municipalização da Escola de Aplicação e Valorização Humana, Lazara Falqueiro de Aquino, vinculada ao Campus Universitário de Cáceres. “Isso prova que estamos no caminho certo”, comemorou o reitor Taisir Karim, creditando o acerto nas ações ao bom relacionamento que mantém com os integrantes do Conselho Estadual de Educação.

Outra importante recomendação foi à realização de um concurso publico para regularizar a situação dos professores interinos. Sobre este assunto o reitor Taisir Karim comentou que já possui o aval do Governo e espera que ainda no primeiro semestre deste ano o edital já seja lançado. “Mas que uma exigência este é um anseio de toda a comunidade acadêmica”, disparou.

Para a professora Regina Lucia Borges de Araújo, presidente da Câmara de Ensino Superior e uma das relatoras do processo de reconhecimento da Unemat, a minuciosa vistoria feita na sede administrativa, Câmpuse núcleos e as entrevistas feitas com professores, funcionários e acadêmicos, respaldaram e deram credibilidade ao parecer dos relatores e ao voto unânime dos conselheiros. “Fizemos um trabalho exaustivo, mas necessário e condizente com a seriedade do trabalho desenvolvido pela Unemat”, esclareceu.

Presente a reunião, a secretária de Ciência e Tecnologia, Flavia Nogueira, disse que é testemunha do esforço da reitoria para atender as exigências do Conselho. “Acompanho com muito interesse a movimentação da equipe liderada pelo reitor Taisir Karim e sou testemunha dos esforços que estão sendo despreendidos para atender todas as recomendações”, ponderou.

Apesar da renovação do reconhecimento, a secretária disse que a reitoria não pode “perder o fôlego”, pois as recomendações são duras e será preciso muita determinação para cumpri-las.

Flavia Nogueira voltou a afirmar que a Secretaria de Ciência e Tecnologia irá implementar ainda este ano um programa cujo objetivo e definir o perfil da oferta de demanda das instituições de ensino superior, públicas e privadas do Estado. “Precisamos definir os caminhos a seguir e focar os investimentos”, alertou.

Além do recredenciamento da Unemat, o Câmara de Ensino Superior, também aprovou a renovação do reconhecimento dos Cursos de Zootecnia, ministrado pelo Campus Universitário de Pontes e Lacerda, por três anos e de Ciências Econômicas, ministrado no Campus Universitário de Sinop e no Núcleo Pedagógico de Juara, por mais quatro anos.


Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24680 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada